BOCA DA MATA
O projeto Boca da Mata é uma ação coletiva de educação socioambiental, que envolve ensinos e pesquisas de conhecimentos com o objetivo de preservação dos campos de murunduns e revitalização da nascente do córrego Taguatinga por meio de reflorestamento junto às comunidades próximas proporcionando condições de ocupação e recreação em contato harmônico com a natureza.
O Parque – Situado entre as regiões administrativas de Samambaia e Taguatinga, o parque boca da mata foi criado pelo Decreto n.º 12.244 de 7 de junho de 1991 e posteriormente o Decreto n.º 26.435, de 09 de dezembro de 2005 definiu a poligonal do Parque considerando-se a necessidade de preservação da nascente do Córrego Taguatinga, bem como sua mata ciliar remanescente. De acordo com os Planos Diretores Locais das duas regiões partes do parque pertence a cada uma. Com o intuito de proteger os campos de murunduns ali existentes e propiciar à população condições para recreação e lazer em contato harmônico com a natureza. Está localizado na Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE Parque Juscelino Kubistchek (ARIE JK), perto da via de ligação Taguatinga/Samambaia.
Dados complemetares
Área do Parque: 196,35 ha Áreas Degradadas e Perturbadas: 43,14 ha Exótica: 19,44 ha Nativa Antropizada: 22,4 ha Ocupação: 1,3 ha Vegetação Nativa: 153,21 ha Campo de Murundus: 134,60 ha Cerrado Ralo: 9,54 ha Mata de Galeria: 9,06 ha |