PROGRAMA OFICINA E LABOTATÓRIO DE ROTEIRO

Oficineiras: Lorena Carmo e Drica Gomes
Ementa:

O que é fazer o roteiro de uma videonovela? É com essa indagação que propomos a oficina, intervindo de maneira dialógica na realidade da comunidade escolar do CEM 01 do Paranoá. Estimular a criatividade e a imaginação dos participantes da oficina é o ponto motor do tatear sobre esse gênero novo e o foco de nossa proposta é a construção conjunta de reflexões sobre a nossa sociedade que tem como uma de suas referências principais a televisão e a telenovela. A partir de dinâmicas, da exibição de filmes e de tipos de novelas, construiremos o roteiro de cinco capítulos da videonovela, que serão produzidos e editados pelas demais oficinas.

Sensibilização Crítica

23/03

Realidade x Ficção (parte 1)

· Ponto de vista;
· Significação: Como acontece a relação entre sujeito e objeto;
· Relato e narração. A ordenação da narração.

Filmografia:
– Filme: A ficção e o pé de feijão.
– Filme: Lavrador de Paulo Rufino.

25/03

Realidade x Ficção (parte 2)

· O imaginário;
· A narrativa audiovisual: o movimento enquanto índice de “maior realidade”, em contraposição à característica estática da fotografia (imagem parada), que a torna “menos real”.

Filmografia:
– Filme: Manipulação de Massa de Guilherme Reis.

30/03

Troca de idéias: Referências dos participantes sobre novela.

1. Gêneros Literários: épico, lírico e dramático (dramaturgia);
2. Gêneros Narrativos: novela, conto, crônica e romance (Elementos estruturais e estilísticos: Quem? Como? Quando? Onde? Por quê?);
3. Tipos de Novela: novela literária, folhetim, rádio novela, telenovela, videonovela.

01/04
A construção das representações/ estereótipos.

Filmografia:

– Filme: A Negação do Brasil de Joel Zito

· Breve histórico da telenovela no Brasil. As maneiras de fazer telenovela (produção e estética).

06/04

· A telenovela enquanto mediadora da realidade (sociedade de consumo)
· A telenovela enquanto ditadora de modas (questão das massas)

Filmografia:
– Filme: Muito Além do Cidadão Kane – BBC
– Filme: * de arte, mais popular

· Videonovela: Conexão entre roteiro – produção – distribuição
1. O quê as telenovelas mostram e o quê podemos e queremos mostrar?
2. De onde falamos e qual estrutura temos para realizar?
3. Para quem e quais os meios temos para exibir?

O Roteiro

08/04

Introdução ao Roteiro

· Estrutura narrativa: início, meio e fim de uma narração estruturada.
· Tempo do narrado/ tempo da narração;
· Composição/ totalidade. Significado de cada parte para compor a totalidade;
· Temas da videonovela (History Line).

Filmografia:
– Filme: A Chuva, de Joris Ivens

13/04

Construção de personagens

· Principal, coadjuvante e figurantes (trabalhar partes/ totalidade);
· Características;
· Complexidade;
· Foco narrativo;
· Sinopse dos 5 capítulos.

15/04

· Escaleta;
· Curva dramática (passagens de um núcleo para outro);
· Narração (transpõe tempo no espaço)/ descrição (transpõe espaço no tempo)
· Descrição: cenário, tempo, externa, interna;
· Diálogo.

20/04

Construção de personagens e History Line dos capítulos.

22/04

Construção de personagens e construção do primeiro capítulo.

27/04

O som como elemento narrativo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OSTROWER. Fayga. Acasos e criações artísticas. 2º Ed. Campus Elsevier. RJ, 1990.
ALMEIDA. Heloísa Buarque de. A ficção como vitrine: a novela na promoção do consumo. Novos Estudos Cebrap, n. 66, 2003.
MIRA. Maria Celeste. O masculino e o feminino nas narrativas da cultura de massas ou o deslocamento do olhar. Cadernos Pagu. Campinas, n. 21, 2003.
JUNIOR, João Francisco Duarte. “A edificação da realidade”. In: O que é a realidade. 3º Edição. Ed. Brasiliense. Coleção “Primeiros passos” 1994.
METZ, Christian. A respeito da impressão de realidade no cinema. A significação no cinema. Perspectiva, São Paulo, 1977.
WALTY, Ivete Iara Camargos. O que é ficção. 3º Edição. Ed. Brasiliense. Coleção “Primeiros passos” 1994.

SÍTIOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:
Gênero narrativo in http://www.portalimpacto.com.br/, acesso em 05 de março de 2010.
Wikipédia, acesso em 05 de março de 2010.