LUZ, CÂMERA, AÇÃO

A equipe de direção, fotografia e filmagem parece já está formada, os participantes desta oficina se colocaram a postos nas funções que escolheram para aprofundar dentro do projeto da videonovela. O oficineiro FF introduziu o tema apresentando as funções dentro de uma equipe de filmagem, os equipamentos e a própria atividade da filmagem. Explicou o que é direção, cinegrafia e fotografia de vídeo, continuidade e captação de audio. Prestigiem o relato detalhado do camarada FF e algumas fotografias também.
Compareceram inicialmente 5 alunos: 3 minas ficaram com Direção, Cinegrafia e Fotografia; uma mina ficou com Continuidade e um broder pegou a Captação de áudio (os nomes vou decorar com o tempo), não rolou nenhuma teoria. Eles já pegaram nos equipamentos e saímos filmando no intervalo da escola. Entrevistando alunos e professores sobre a novela. Depois assistimos e comentamos as imagens. Eles mesmos perceberam vários detalhes sobre a gravação e conversamos sobre teoria sem que eles notassem. Melhor: Eles falaram sobre noções básicas de luz e enquadramento. Depois gravamos uma cena de ficção com 3 planos (um rapaz entra numa sala e vai usar a internet para enviar um mail, mas a net é lenta e ele reclama). Eles perceberam como é complicado fazer um filme, se cada cena simples como esta era repetida 3 vezes para pegar planos diferentes. Aberto, fechado e detalhe.

Na 2ª aula passei um vídeo de 22 min. com uma aula de direção. Pausava a aula e explicava/traduzia para nossa realidade do ponto. Editei as entrevistas e a cena da aula anterior e comentamos após a aula de direção.Bônus: o rapaz que atuou na cena entrou na oficina. 🙂

Noções de luz e enquadramento foram abordadas. Falamos também da captação de áudio na cena de ficção que ficou com ruídos. A continuísta fotografou muita coisa e falamos sobre noções de continuidade. Saímos para filmar mais entrevistas. Fizemos três. Já melhoraram os enquadramentos e a luz, sem falar na captação de áudio q tá muito profissa. O Maicon (lembrei) tá mandando muito. Assistimos e comentamos a produção do dia e vazamos. Na terceira aula levei uma lata de película e vários pedaços de filmes com alguns frames que davam até pra reconhecer umas atrizes de novela (Dira Paz e filha de Chico Buarque). Comentei sobre equipamentos de película, câmeras digitais, custos de filmes atualmente e bem de leve sobre transfer. Wellington (o oficineiro da oficina de teatro) preparou um improviso com seus alunos no pátio da escola e nós fizemos três planos da cena. Foi muito bom!
Para os próximos encontros planejamos trazer os participantes da oficina de teatro para a escola e já filmarmos uma cena do roteiro.


INTERVENÇÃO DF AGORA!!!!
http://www.tvtatica2.blogspot.com/
twitter: @tvtatica

Confira as fotografias!!